Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PESQUEIRO MONTE NEGRO 07/06/2011 - MARCIÃO

Nome Popular: Tilápia
Nome Científico: Tilápia rendali, Oreochromis niloticus.
Família: Cichlidae

Distribuição:
Espécies da África, introduzidas em quase todo o Brasil.
Descrição: Peixes de escamas; corpo um pouco alto e comprimido. Existem cerca de 100 espécies de Tilápia, distribuídas em três gêneros, Oreochromis, Sarotherodon e Tilápia. No Brasil foram introduzidas três espécies: Oreochromis niloticus (Tilápia do Nilo) que pode alcançar cerca de 5 kg; Tilápia rendali (Tilápia rendali) com cerca de 1 kg; Sarotherodon hornorum (Tilápia zanzibar) de coloração escura e maxilas protráteis; e uma variedade desenvolvida em Israel, “Saint-Peters”, que atualmente vem sendo cultivada.
Ecologia: As Tilápias são espécies oportunistas, que apresentam uma grande capacidade de adaptação aos ambientes lênticos. Além disso, suportam grandes variações de temperatura e toleram baixos teores de oxigênio dissolvido. A alimentação pode variar dependendo da espécie: podem ser onívoras, herbívoras ou fitoplanctófagas. Algumas espécies se reproduzem a partir dos seis meses de idade, sendo que a desova pode ocorrer mais de quatro vezes por ano. Como protegem a prole, o índice de sobrevivência é bastante elevado.
Curiosidade: Espécie de água doce importada em 1971 e que se adaptou muito bem ao Brasil. Na verdade, existem três espécies de Tilápia no Brasil. A Tilápia do Nilo, como o nome diz, veio da Bacia do Nilo, e seus exemplares podem atingir 5 kg de peso. Outra espécie – Rendalli – oriunda do Congo chegou mais cedo (1953) e atinge pouco mais de 40 cm, pesando 2,5kg. É um peixe herbívoro, extremamente voraz, que se reproduz com muita facilidade, chegando até colocar em risco a existência de outras espécies.
Equipamentos: Os equipamentos mais recomendados são vara telescópica com 2,10 a 4,20m de comprimento, linha 0,25 mm de diâmetro com o comprimento da vara, boia pena, chumbo fixo na linha e um anzol com tamanho variando entre número 12 e 14.
Iscas: As iscas devem ser capim, erva doce, milho verde cozido, fígado de galinha, miçangas, minhocas, massa entre outras. (Em resumo elas comem quase de tudo é incrível).


Um comentário: