Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PIRAPUTANGA - PESQ. MONTE NEGRO 07/06/2011

Nome Popular:  Piraputanga
Nome Científico: Brycon microleps; Brycon hilarri.
Família: Characidae

Distribuição:
Bacias do Prata e São Francisco
Descrição: Peixes de escamas; corpo alongado e um pouco comprimido. Logo depois de retirados da agua a cor pé amarelada, a nadadeira caudal é vermelha, com uma faixa preta que começa no pedúnculo caudal e chega até os raios centrais da nadadeira caudal. As demais nadadeiras são alaranjadas. As escamas do dorso são claras no centro, com as bordas escuras. Apresentam total uma mancha umeral escura e arredondada. Alcançam cerca de 50 cm de comprimento total e 2,5 kg; indivíduos acima desse peso são raros.
Ecologia: Espécie onívora alimentam-se de peixes, frutos e sementes. Vivem em locais de corredeiras e nos remansos, embaixo de árvores frutíferas e próximos às plantas aquáticas.
Curiosidade: Espécie de água doce importada em 1971 e que se adaptou muito bem ao Brasil. Na verdade, existem três espécies de Tilápia no Brasil. A Tilápia do Nilo, como o nome diz, veio da Bacia do Nilo, e seus exemplares podem atingir 5 kg de peso. Outra espécie – Rendalli – oriunda do Congo chegou mais cedo (1953) e atinge pouco mais de 40 cm, pesando 2,5kg. É um peixe herbívoro, extremamente voraz, que se reproduz com muita facilidade, chegando até colocar em risco a existência de outras espécies.
Equipamentos: As varas utilizadas devem ser de ação leve / media de 6 a 12 libras. Os anzóis são pequenos (nº 2/0) e o chumbo deve ser leve, pois são espécies de meia água.

Iscas: Pode-se usar iscas naturais, frutinhas, pequenos peixes e iscar artificiais como spinners e pequenos plugs de meia água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário